Religião

terc3a7o1FF

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que iniciou no ano de 1960. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem no Brasil cerca de 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que reflete pelo menos 10% da população brasileira. Segundo projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS), no período de 1950 a 2025, o grupo de idosos deverá ter aumentado em quinze vezes no país

O envelhecimento não se limita apenas ao aspecto físico, mas a influência da sociedade em que vivem com os fatores psicológicos e culturais estando relacionados constituindo o ser humando como todo. Com o aumento da expectativa de vida da população, fatores como religião e espiritualidade apontam como recurso para enfrentamento diante de doenças e estressores já que são fenômenos relevantes para a vida dos brasileiros- 92,51% da população declarou ser adepto de uma religião no censo demográfico de 2000 ( SANTANA, 2006).

Religião

  • É um sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos com o objetivo de aproximar o indivíduo com o sagrado ou o transcendente. É um caminho para se relacionar com algo ou alguém maior que o mundo físico. Com isso, o indivíduo pode experimentar sua religião de duas formas: extrínseca ou intrínseca.

Religião

A extrínseca é uma maneira de utilizar a religião como meio para alcançar benefícios, ou seja, ocupa um lugar superficial em que não houve reflexão sobre a escolha da decisão. As crenças são modificadas para que elas se adaptem nas necessidades mais principais como segurança, consolo, status e distração.

Religião

A intrínseca é viver de acordo seus preceitos, um compromisso real com as tradições e a fé, com as crenças religiosas de maneira sincera numa busca pelo sentido da vida, sendo relacionadas com Deus, verdade ou espírito de confraternização.

Religiosidade

  • Religiosidade é definida como a extensão na qual um indivíduo acredita, segue e pratica uma religião.

Amatuzzi (2006),Paiva (2002), Torres (2008) concordam que a religiosidade é a vivência da ligação do sujeito com o sagrado/ transcendente, reconhecendo que há alguém que se percebe como maior do que a si mesmo, porém essa relação se dá através de uma crença e da adesão a práticas dentro de uma instituição religiosa organizada.

Espiritualidade

  • É tudo o que se refere à natureza subjetiva do ser humano em seus aspectos psíquicos não material, que transcende às concepções físico- energéticas. É a essência do ser, conecta com uma divindade e outros organismos vivos. Envolve relações e sentimentos.

Aspectos Religiosos e Espirituais

Estudos comprovam que o envelhecimento é o momento onde há maior busca espiritual, independente de qualquer faixa etária. Para que tenha uma classificação de termos relacionados religiosidade ou espiritualidade depende da cultura,costumes por exemplo.

Aspectos Religiosos e Espirituais

No meio científico, o aspecto religioso/ espiritual, tem relação direta do bem estar dos indivíduos, assim se volta a estado de saúde, junto com dimensões corporais, psíquicas e sociais. Já que pode ter reconhecimento de importantes elementos como a fé, esperança, compaixão no processo de cura.

Aspectos Religiosos e Espirituais

Uma pesquisa feita em São Paulo no censo 2000,entre os idosos brasileiros 77,1% referem ser católicos, 14,8% evangélicos, 1,8% espíritas, 0,6% judeus, 2,0% de outras religiões e 3,8% sem religião. Para a maioria dos idosos a religião é importante. Segundo estudos de Cohen e Koenig, verificaram que para 75% dos idosos americanos a religião é fundamental, enquanto que entre os jovens esse valor é inferior a 44%, que pode estar ligado ao fato desses idosos estarem próximos do fim da vida e por busca de respostas e apoio emocional que na maioria das vezes é encontrado na religião.

Influência da Religião no Comportamento do Idoso

Muitas evidências apontam que a religiosidade e espiritualidade podem melhorar o estado de bem estar, de depressão e e angústia, além de reduzir a mortalidade e morbidade. O caso do bem estar espiritual passou a ser avaliado como estado de saúde, associado a dimensões corporais, psíquicas e sociais. Encontrar a relação entre religião e saúde têm despertado os estudiosos a buscarem de modo mais profundo o significado que isso pode trazer de benefício principalmente ao idoso.

Influência da Religião no Comportamento do Idoso

Religião e espiritualidade são recursos utilizados com frequência por idosos diante de diversos problemas especialmente quando se trata de doenças. É comum ouvir nas enfermarias dos hospitais frases como: “Se Deus quiser vou melhorar”, “Estou me sentindo melhor graças a Deus”.

Influência da Religião no Comportamento do Idoso

Essas frases mostram a relação da religião e espiritualidade com otimismo, esperança de melhora, na busca de força em um ser superior. Esta fé ajuda a enfrentar procedimentos invasivos, alimentar-se mesmo quando não há apetite, como se a crença fosse que DEUS já vai fazer sua parte, então, cabe ao paciente cooperar e fazer a dele.

Influência da Religião no Comportamento do Idoso

Da mesma forma que a religião pode ser um aliado para o tratamento, também pode prejudicar quanto ao comportamento, em qualquer conduta que, por influência religiosa venha gerar malefícios à saúde do paciente. Exemplos como negligenciar sintomas, descuido com a saúde e não adesão à prática preventiva, podem decorrer de positivismo exagerado, baseado na crença de que está protegido de qualquer mal, o que facilita a instalação de doenças e retarda a procura por tratamento médico.

Influência da Religião no Comportamento do Idoso

Além disso, não obedecem às recomendações médicas, não aderem ao tratamento proposto e a doença é vista como punição.

Influência da Religião no Comportamento do Idoso

Entre idosos, a religiosidade pode desempenhar importante papel amortecedor no enfrentamento de evento de vida estressante, de aborrecimentos cotidianos, de estresse crônico associado a doenças e de estresse

Considerações Finais

A experiência religiosa proporciona aos indivíduos, especialmente os idosos a mudança em suas visões de mundo, o que só pode ser compreendido a partir de suas próprias vivências. Essa ligação de religião e crescimento pessoal estão relacionados as mudanças aos idosos, alterações em seus comportamentos.

Considerações Finais

Muitas evidências indicam que a religião, religiosidade e espiritualidade desempenham papel importante no que diz respeito a melhora do estado de bem estar, diminui os níveis de depressão e angústia, além de reduzir a morbidade e mortalidade.

Considerações Finais

Segundo Caliman (1998, apud AGOSTINI , 2004, p.16) a religião está de novo no palco histórico, movida pela força da emoção, do encanto do sagrado, pela busca de uma identidade como que perdida no complexo mundo globalizado, de múltiplas relações sociais, econômicas, políticas, culturais.

FONTE:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfaDcAG/religiao-religiosidade-influencia-no-comportamento-idoso

Acesso em 28 de julho de 2016, às 10:13