Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa: UNA-SUS oferece curso on line para profissionais

O curso Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa é oferecido pela Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/DAPES/SAS/MS), do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS). São dois módulos distintos, sendo que o primeiro é voltados para profissionais de saúde de nível superior e o segundo, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos de enfermagem. Confira abaixo!

O Módulo I é voltado para profissionais de saúde de nível superior, mostra um panorama geral do envelhecimento no país e apresenta as principais questões no atendimento da população com 60 anos ou mais.

O conteúdo está dividido em cinco unidades – Envelhecimento Populacional, Ações Estratégicas, Avaliação Multidimensional e Condições Clínicas e Trabalho em Equipe.

Para obter o certificado de conclusão do curso, é necessário ter um aproveitamento global de pelo menos 90%.

 Matrículas: até 8 de novembro, pelo link.

 Público-alvo: profissionais de saúde de nível superior e demais interessados no tema.

 Carga horária: 55 horas

O objetivo é atualizar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos de enfermagem nas recomendações nacionais para a atenção à saúde da pessoa idosa, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
São abordados diversos temas relacionados à atuação desses profissionais na atenção à saúde da população idosa, como por exemplo, o mapeamento dessa população, o trabalho em equipe, o acolhimento, o planejamento de cuidados e a promoção da saúde.

Matrículas: até 8 de novembro, pelo link.

Público-alvo: Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos de enfermagem

Carga horária: 30 horas

Fonte: https://www.unasus.gov.br/page/cursos-abertos/atencao-integral-saude-da-pessoa-idosa

Publicado em Diversos por Caravana da Pessoa Idosa. Marque Link Permanente.

Sobre Caravana da Pessoa Idosa

Caravana da Pessoa Idosa Trata-se de iniciativa desenvolvida pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco, através da Promotoria Criminal do Idoso. A ação foi financiada pelo Grupo Santander, a partir da seleção e premiação da iniciativa no Projeto “Talentos da Maturidade”. Visa, sobretudo, identificar meios de fortalecimento dos direitos do idoso através da criação e do fortalecimento da atuação dos Conselhos Municipais dos Idosos. A ação abrange os 184 municípios do território pernambucano, tendo como público-alvo gestores e conselheiros municipais do idoso, representantes da sociedade civil, do poder judiciário e membros do MPPE.