Idoso cego não desiste e faz Enem pela 3ª vez: ‘não é um obstáculo’

A deficiência visual e a idade de Henrique da Mata, de 68 anos, não o impediram de tentar fazer pela terceira vez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Teresina. Ele faz prova n Instituto Federal do Piauí (IFPI), no Centro da capital. O aposentado explicou que pretende voltar às salas de aula como estudante dos cursos de nutrição ou de matemática.

“Também faço o exame para testar meus conhecimentos. Minha cegueira nunca me impediu de estudar e não vou desistir de entrar em uma faculdade por isso. Esse é o meu sonho e vou conseguir”, falou o candidato.

Com um sorriso estampado no rosto, o Henrique da Mata diz estar preparado e fará as provas acompanhado por um ledor. Os ledores são profissionais capacitados para realizar a leitura de textos e descrição de imagens que auxiliam pessoas com deficiência visual ou intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia. Além disso, eles podem atuar como transcritores.

Fonte: G1 Globo

Publicado em Diversos por Caravana da Pessoa Idosa. Marque Link Permanente.

Sobre Caravana da Pessoa Idosa

Caravana da Pessoa Idosa Trata-se de iniciativa desenvolvida pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco, através da Promotoria Criminal do Idoso. A ação foi financiada pelo Grupo Santander, a partir da seleção e premiação da iniciativa no Projeto “Talentos da Maturidade”. Visa, sobretudo, identificar meios de fortalecimento dos direitos do idoso através da criação e do fortalecimento da atuação dos Conselhos Municipais dos Idosos. A ação abrange os 184 municípios do território pernambucano, tendo como público-alvo gestores e conselheiros municipais do idoso, representantes da sociedade civil, do poder judiciário e membros do MPPE.