A equipe da Caravana da Pessoa Idosa encerrou na manhã de hoje, 03/12, mais uma etapa na elaboração e implementação do PEVI – Protocolo de Enfrentamento da Violência ao Idoso, ao se reunir com o prefeito de Igarassu, Mario Ricardo, e as secretárias de saúde e assistência social do município, visando ajustar o produto da oficina com os diversos agentes que atuam no enfrentamento da violência ao idoso no município – delegados, promotores, agentes de saúde, CRAS, CREAS, entre outras.
Na oportunidade foi explicado ao prefeito que os atores entenderam a necessidade de criação de órgão centralizador no atendimento dos casos de violência, visando não apenas otimizar a atenção ao idoso, que passaria a ter um acompanhamento completo – saúde, assistência, jurídica, etc., além de evitar a multiplicidade de atendimento, que resulta na revitimização do idoso e na desarticulação na utilização das equipes.
O encontro com os prefeitos das demais cidades piloto onde o projeto está sendo implantado, Jaboatão dos Guararapes e Bezerros, Elias Gomes e Severino Otávio, respectivamente, ocorreram no mês de novembro. Na oportunidade também foi apresentado o projeto das oficinas e reuniões realizadas anteriormente.
O PEVI visa a implantação de um fluxo de atendimento aos casos de violência ao idoso, a partir da construção conjunto de todos os atores que atuam com o tema, sempre focado na realizada da rede existente no município. Os próximos passos do projeto são a finalização dos instrumentos de aplicação do protocolo e a pactuação entre as instituições envolvidas.