PROTOCOLO DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA AO IDOSO – PEVI ENCERRA ETAPA DE REUNIÕES COM PREFEITOS

A equipe da Caravana da Pessoa Idosa encerrou na manhã de hoje, 03/12, mais uma etapa na elaboração e implementação do PEVI – Protocolo de Enfrentamento da Violência ao Idoso, ao se reunir com o prefeito de Igarassu, Mario Ricardo, e as secretárias de saúde e assistência social do município, visando ajustar o produto da oficina com os diversos agentes que atuam no enfrentamento da violência ao idoso no município – delegados, promotores, agentes de saúde, CRAS, CREAS, entre outras.

Na oportunidade foi explicado ao prefeito que os atores entenderam a necessidade de criação de órgão centralizador no atendimento dos casos de violência, visando não apenas otimizar a atenção ao idoso, que passaria a ter um acompanhamento completo – saúde, assistência, jurídica, etc., além de evitar a multiplicidade de atendimento, que resulta na revitimização do idoso e na desarticulação na utilização das equipes.

O encontro com os prefeitos das demais cidades piloto onde o projeto está sendo implantado, Jaboatão dos Guararapes e Bezerros, Elias Gomes e Severino Otávio, respectivamente, ocorreram no mês de novembro. Na oportunidade também foi apresentado o projeto das oficinas e reuniões realizadas anteriormente.

O PEVI visa a implantação de um fluxo de atendimento aos casos de violência ao idoso, a partir da construção conjunto de todos os atores que atuam com o tema, sempre focado na realizada da rede existente no município. Os próximos passos do projeto são a finalização dos instrumentos de aplicação do protocolo e a pactuação entre as instituições envolvidas.

https://mppemail.mppe.mp.br/service/home/~/?auth=co&loc=pt_BR&id=7783&part=2

Publicado em Diversos por Caravana da Pessoa Idosa. Marque Link Permanente.

Sobre Caravana da Pessoa Idosa

Caravana da Pessoa Idosa Trata-se de iniciativa desenvolvida pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco, através da Promotoria Criminal do Idoso. A ação foi financiada pelo Grupo Santander, a partir da seleção e premiação da iniciativa no Projeto “Talentos da Maturidade”. Visa, sobretudo, identificar meios de fortalecimento dos direitos do idoso através da criação e do fortalecimento da atuação dos Conselhos Municipais dos Idosos. A ação abrange os 184 municípios do território pernambucano, tendo como público-alvo gestores e conselheiros municipais do idoso, representantes da sociedade civil, do poder judiciário e membros do MPPE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *