FRENTE PARLAMENTAR DE DEFESA DA PESSOA IDOSA PROPÕE PROJETO DE LEI EM PERNAMBUCO PARA UNIFICAÇÃO DAS ELEIÇÕES E POSSE DE CONSELHOS DO IDOSO.

A partir de sugestão encaminhada pela Caravana da Pessoa Idosa, coordenado pela promotora Yélena Araújo, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, através da Frente Parlamentar de Defesa da Pessoa Idosa propôs o Projeto de Lei Ordinária nº 1974/2014, que dispõe sobre a unificação de posse e data de realização de eleição dos representantes das organizações da sociedade civil atuantes na promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa no âmbito estadual.

O projeto indica que a eleição para conselheiros seja realizada no primeiro e terceiro ano de mandato do cargo do Poder Executivo, sempre na última semana do mês de outubro. Prevê ainda que o mandato dos conselheiros seja de dois anos, permitida a recondução do mandato.

A justificativa desta proposta fundamenta a necessidade de uma participação qualificada dos conselheiros na elaboração do planejamento das políticas públicas. A propositura do um calendário de eleição condiz com a possibilidade de o conselheiro acompanhar as diretrizes orçamentária de seu município, através de instrumentos como o PPA, LDO e LOA. Visa também otimizar ações de capacitação e treinamento por parte da gestão.

Vale salientar que o projeto de lei é meramente organizacional e resguarda a autonomia dos municípios.

Proposta semelhante foi encaminhada pela Caravana da Pessoa Idosa ao Congresso Nacional no intuito regulamentar a matéria no âmbito nacional.

 

 

Publicado em Diversos por Caravana da Pessoa Idosa. Marque Link Permanente.

Sobre Caravana da Pessoa Idosa

Caravana da Pessoa Idosa Trata-se de iniciativa desenvolvida pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco, através da Promotoria Criminal do Idoso. A ação foi financiada pelo Grupo Santander, a partir da seleção e premiação da iniciativa no Projeto “Talentos da Maturidade”. Visa, sobretudo, identificar meios de fortalecimento dos direitos do idoso através da criação e do fortalecimento da atuação dos Conselhos Municipais dos Idosos. A ação abrange os 184 municípios do território pernambucano, tendo como público-alvo gestores e conselheiros municipais do idoso, representantes da sociedade civil, do poder judiciário e membros do MPPE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *