No último dia 11 de fevereiro, a promotora de justiça e coordenadora do Programa Caravana da Pessoa Idosa, Yélena Araújo, esteve reunida com o senador Paulo Paim, autor do projeto que originou o Estatuto do Idoso.
Na oportunidade, foi entregue o guia “Idoso no Exercício da Cidadania”, produzido pelo Ministério Público de Pernambuco. Comentou-se sobre os objetivos do programa e noticiou-se a “Pesquisa Nacional de Notificação de Violência ao Idoso”, desenvolvida em parceria com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID) e Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH).
Também foi discutida a aplicação da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) quando a vítima é mulher idosa e o fomento a linhas de financiamento para a construção de instituições de longa permanência para pessoas idosas.
Um outro assunto ponderado foi a retenção do percentual de 70% dos rendimentos de pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) que recebam apenas um salário mínimo.