Caravana da Pessoa Idosa realiza audiência pública para debater atendimento do idoso nos juizados cíveis

AUDIÊNCIA PÚBLICA TRATA DO ATENDIMENTO A PESSOA IDOSA NOS JUIZADOS CÍVEIS

No último dia 06, reuniram-se em audiência pública, proposta Caravana da Pessoa Idosa Coordenadoria dos Juizados Especiais de Pernambuco representantes do conselhos estadual e municipal do Idoso, as promotoras de Justiça, Yélena Monteiro Araújo, e Luciana Dantas Maciel Dantas Figueiredo, o juiz titular do Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo do Idoso da Capital, Dr. Heraldo José dos Santos e a juíza coordenadora, Ana Luiza Câmara dos juizados cíveis da capital. O objetivo desta audiência foi deliberar sobre o atendimento a pessoa idosa nos juizados cíveis, considerando que o Juizado Especial Cível das Relações de Consumo do Idoso da Capital tem acumulado um grande número de processos, em comparação com o volume dos demais juizados cíveis. Foi sugerido que os processos envolvendo demandas de pessoas idosas passem a tramitar nos juizados cíveis comuns, de modo a promover maior celeridade no atendimento a pessoa idosa.

Deliberou-se sobre audiência com o Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco para discutir a proposta, sendo também indicado pelos participantes a sugestão de reserva dos primeiros horários da pauta para audiências com pessoas idosas. Além da realização de capacitação dos servidores do judiciário e conciliadores para melhor atendimento do segmento.

Na audiência ainda estiveram reprezentados, a Divisão da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife, o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa – CEDI, o Instituto de Pesquisa da Terceira Idade – IPETI e o Grupo de Idosos da Cidade do Paulista.

Publicado em Diversos por Caravana da Pessoa Idosa. Marque Link Permanente.

Sobre Caravana da Pessoa Idosa

Caravana da Pessoa Idosa Trata-se de iniciativa desenvolvida pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco, através da Promotoria Criminal do Idoso. A ação foi financiada pelo Grupo Santander, a partir da seleção e premiação da iniciativa no Projeto “Talentos da Maturidade”. Visa, sobretudo, identificar meios de fortalecimento dos direitos do idoso através da criação e do fortalecimento da atuação dos Conselhos Municipais dos Idosos. A ação abrange os 184 municípios do território pernambucano, tendo como público-alvo gestores e conselheiros municipais do idoso, representantes da sociedade civil, do poder judiciário e membros do MPPE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *