No último dia 11 de junho, Yélena Araújo, coordenadora da Caravana da Pessoa Idosa esteve reunida com a Dra. Marta Suelene, Delegada de Polícia Civil da Secretaria de Defesa Social (SDS), juntamente com Lucyana Moreira, representante da Coordenação de Saúde do Homem e do Idoso e Priscilla Lima, da Coordenação de Vigilância de Acidentes e Violência, ambas da Secretaria Estadual de Saúde.
O objetivo do encontro foi definir o encaminhamento das ocorrências policiais envolvendo violência contra a pessoa idosa nos municípios piloto de Igarassu e Jaboatão dos Guararapes. A partir de então, a Diretoria Integrada Metropolitana – DIM, órgão da Secretaria de Defesa Social, encaminhará cópia dos boletins de ocorrência dos procedimentos concluídos referentes a violência contra a pessoa idosa para que os municípios, representados por suas respectivas secretarias de saúde, analise a pertinência de notificar no âmbito da saúde os casos que ainda não tenham sido registrados.
Posteriormente, as equipes municipais encaminharão relatório trimestral de resposta à Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria de Defesa Social, indicando o cruzamento de informações constantes na cópia do boletim de ocorrência e nas fichas de notificação da epidemiologia.
Espera-se, com a pactuação, dar maior visibilidade aos casos de violência contra a pessoa idosa, ampliando o número de notificação no âmbito da saúde nos municípios envolvidos.