A Caravana da Pessoa Idosa do Ministério Público de Pernambuco com o apoio da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, realizou nos dias 30 e 31 de agosto, a capacitação dos Conselheiros Estaduais de Direitos da Pessoa Idosa recentemente empossados.
A formação dos conselheiros faz parte do Projeto Digna-Idade da Caravana da Pessoa Idosa, que entre outros objetivos visa qualificar os membros dos conselhos de direitos da pessoa idosa do estado e dos municípios pernambucanos.
O evento ocorreu na própria Escola de Contas e envolveu discussões em torno de orçamento e planejamento de políticas públicas, assistência social, saúde, enfrentamento da violência, diagnóstico municipal da pessoa idosa e atos e formalidades dos conselhos.
Participaram da ação, além da Coordenadora da Caravana da Pessoa Idosa Dra. Yélena Araújo e da Coordenadora do programa TCEndo Cidadania, da Escola de Contas, Ana Alaíde Pinheiro, os instrutores convidados: Ana Lúcia Martins de Azevedo, Assistente Social do quadro do Ministério Público; Joelson Rodrigues Reis e Silva, Gerente do Sistema Único de Assistência Social – SUAS da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Josenildo André Barbosa, Secretário de Assistência Social de Serra Talhada e Reginaldo Pinho Borges, ex-presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa e atual Secretário Nacional da 3ª Idade da Igreja Presbiteriana.
A partir desta experiência, a Caravana da Pessoa Idosa e a Escola de Contas pretendem estruturar um calendário para a capacitação os conselheiros municipais a partir de outubro.
De acordo com o planejamento previsto, a região da Mata Norte será a próxima área a ser contemplada com a capacitação.